>.:: Animes-league::.
domingo, 19 de abril de 2009

Historia

Quem nunca ouviu essa música? Pois é, Dragon Ball foi criado como uma série de mangá em 1984 por Akira Toriyama. Dragon Ball se popularizou rapidamente no Japão. Em 1986 a obra máxima de Toriyama recebeu sua versão animê, o que a fez se espalhar pelo mundo e se consagrar como um dos maiores animês de todos os tempos. O mangá foi publicado na revista Shonen Jump em 42 volumes, em um total de mais de 10 mil páginas.

Dragon Ball foi inspirado na lenda chinesa “Viagem para o Oeste”, datada do século XVI, em que o rei dos macacos, Son Goku, desafiou Buda e perdeu. Tendo assim que viajar da China para a Índia para pedir perdão ao Deus. Muitas outras histórias foram criadas a partir da dita lenda, mas Dragon Ball foi a que mais teve êxito.

Dragon Ball

A história começa quando Son Goku, um guri com uma cauda que morava sozinho na montanha Pauz, conhece Bulma, uma adolescente proveniente da Capital do Oeste. Bulma procurava por artefatos místicos chamados “Esferas do Dragão”. Segundo a garota, quando se juntava as sete esferas e se pronunciava as palavras mágicas, o deus-dragão saía delas e realizava um desejo a quem o tinha o invocado. Goku a convida para ir a sua casa, e lá ela descobre que o menino possuía a Esfera do Dragão de Quatro Estrelas (Sushinchu). Bulma propõe a Goku que os dois saiam à procura das quatro esferas restantes, pois a garota já possuía duas. Goku recusa a princípio, mas depois aceita. E assim começa história de Dragon Ball, onde Goku e seus amigos enfrentam poderosos inimigos e se lançam na busca pelas sete Esferas do Dragão!

Dragon Ball Z

No mangá não hánomes específicos para designar fases, mas no animê a fase em que Goku é adulto, é chamada de Dragon Ball Z.

Nesta parte da história o enredo ganha novos e poderosíssimos vilões, elevando o nível do animê e o tornando mais adulto. No início Goku, em torno dos vinte anos, luta contra seu irmão Raditz, que tinha vindo do espaço e seqüestrado seu filho. O garoto da cauda, que agora não mais a tinha, descobre não ser humano, mas sim de uma raça alienígena chama Saiyajin. Também toma conhecimento de que tinha chegado à Terra ainda bebê com o intuito de destruí-la, mas ao chegar batera a cabeça e se esqueceu do propósito.

Em Dragon Ball Z é possível assistir ao grande enriquecimento da série, pois uma gama de novos personagens entra na história, embora alguns mais antigos tenham sido deixados de lado. Também é possível observar o grande desenvolvimento de alguns personagens.

Após 10 anos escrevendo o mangá, Akira Toriyama resolveu encerrar sua obra criando a última saga de Dragon Ball: a saga de Boo. Nessa parte vê-se que Akira já não estava tão inspirado, pois nota-se que a série tomou um tom demasiado cômico. Também houve a inutilização de alguns personagens. Mas como diz a música: “Não importa o que aconteça, tudo vai ficar melhor!”. E assim se fez. Toriyama findou sua obra-prima. Para muitos foi motivo de tristeza, para outros, de alegria. Mas então, esse seria o fim de Dragon Ball? Seria esse o final de um ciclo? De uma série que marcou uma geração? Tudo indicava que sim, mas a Toei Animation, devido ao grande sucesso da obra de Toriyama, resolveu dar continuação a Dragon Ball, criando:

dragon-ball-z-personagens

Dragon Ball GT

Esta parte da série não foi criada por Akira, e sim pela própria Toei com autorização dele. Dragon Ball GT se passa 10 anos após o fim da saga de Boo. Goku encontra na Atalaia de Kami-Sama as Esferas do Dragão de Estrelas Negras, que tinham sido criadas por Piccolo há centenas de anos. O dragão dessas esferas realizava qualquer desejo, sem nenhuma restrição. Um antigo inimigo de Goku o transforma em criança por acidente utilizando estas esferas. Elas, ao invés de se espalharem pela Terra, espalharam-se pelo universo, e se não fossem reunidas novamente no lugar em que o último pedido tinha sido feito, a Terra, o planeta explodiria. Então Trunks, Goku e sua neta Pan saem pelo espaço à procura das esferas, envolvendo-se em grandes problemas. Daí que vem o nome da série, pois GT significa “Grand Tour”.

O que estragou GT foi o fato de ter sido uma cópia da primeira saga de Dragon Ball, com espisódios quase indênticos. A Toei percebeu a pouca aceitação pelos fãs e tentou criar mais uma saga, mas não deu certo. Então criou mais uma para finalizar de vez. Após 64 episódios Dragon Ball GT terminou em um emocionante capítulo chamado “Adeus, Goku! Até um dia!”. Apesar de todo o GT ter sido um grande filler e uma piada quando comparado com a obra de Toriyama, Dragon Ball recebeu um final digno de uma série de sua importância.

Dragon Ball foi uma magnífica série que realmente marcou época. Uma pena que tenha “acabado”. Ponho entre aspas pois ainda existem alguns projetos como o filme Live Action que será lançado em 2009 e o especial em comemoração aos 40 anos da Shonen Jump que foi em 2008.

Bom, era isso. Kamehameha!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Animes League. Template Design By: SkinCorner